Thursday, 25 de April de 2024
27 99902-4179
Política Bastidores

Para quem sabe ler...

Com Hudinho Martins

22/12/2021 09h16 Atualizada há 2 anos
Por: Hudinho Martins Fonte: Diversas
Para quem sabe ler...

 

A aparição pública na posse do novo presidente do Tribunal de Justiça  Fabio Clem de Oliveira, que o ex-governador Paulo Hartung fez questão de publicar em suas redes sociais ao lado do presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso (Republicanos), mexeu com os bastidores da política capixaba. A foto apareceu justamente após Musso ser anunciado como pré-candidato ao governo de ES. Não é novidade pra ninguém que PH tem enorme simpatia por Musso, desde a época em que era governador. Teve adversário que sentiu a pressão de tal forma que iniciou ataques grosseiros e desnecessários. Aos desavisados da política, isso não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona de 42 km. Preparem-se!

 

Será que vai mesmo?

O senador Fabiano Contarato agora no PT, está trabalhando para viabilizar sua candidatura ao Palácio Anchieta, o que o relativamente jovem na política ainda não sabe, é que o PSB de Renato Casagrande é muito afinado com sua nova sigla em Brasília. Isso significa que um acordo pode ser feito para que o palanque para abrigar a possível candidatura de Lula, pode colocar água no chopp do senador. No primeiro mandato de Casagrande o vice era justamente do PT Givaldo Viera. Talvez Contarato devesse trocar uma ideia com o ex-senador Ricardo Ferraço, conselho nunca é demais. Ou o agora petista estaria apenas ensaiando um movimento pensando em 2024?

 

Vai dividir

Caso a candidatura de Contarato seja consolidada, uma coisa é certa, a turma da esquerda ficará dividida entre PSB e PT. Neste caso, ficar no palanque de Contarato pode significar estar no palanque do ex-presidente Lula, já quem optar pelo palanque de Casagrande tem grandes chances de ficar no palanque Ciro (PDT) ou até mesmo Moro (Podemos). Se depender de Gilson Daniel presidente do Podemos aqui no ES, e secretário de governo de Casagrande, a tendência é essa. No pragmatismo político isso significa facilitar o caminho dos concorrentes, no caso adversários de Casagrande e Contarato.

 

Feridas abertas

Nunca é demais lembrar que o nome de Casagrande chegou aparecer em uma das listas da Odebrecht na época da Lava-Jato. Na época explicações e algum desconforto aconteceram. Será que Moro se lembrará disso? E Casagrande toparia subir no palanque do ex-juiz?

 

Enquanto isso...

Já na outra ponta da disputa, o Republicanos que saiu fortalecido das últimas eleições municipais aqui no ES, tem como principais nomes o apresentador e deputado federal Amaro Neto, o presidente da Ales Erick Musso, além do prefeito da Capital Lorenzo Pazolini, além do deputado Hudson Leal e do ex-prefeito de Colatina Serginho Menegueli, o partido está costurando o processo nacional, claro que isso inclui candidaturas nos estados. Com isso, possíveis adversários estão preocupados com o tamanho das alianças que o partido estaria construindo em torno dos seus nomes e seus respectivos projetos.

 

Mas calma aí...

O principal aliado do atual presidente aqui no ES chama-se Magno Malta, o ex-senador que conforme ele mesmo já nos contou, deve disputar a vaga para o senado, tem acesso direto ao presidente Bolsonaro, que agora pertence ao seu partido. Quem conhece a política sabe que um palanque para o atual presidente Bolsonaro é um ingrediente importante neste tabuleiro, então, caberá a conjuntura construída em Brasília pelo chamado tripé de apoio ao presidente PL, PP e Republicanos a decisão sobre como será decidido, e como será construído esse palanque. Claro que a vontade local é peça importante no jogo, mas se houver espalhamento dos nomes que podem representar a disputa contra Casagrande, aí quem sai favorecido é o atual governador.

 

Cerco fechando

Já o ex-deputado federal Carlos Manato acabou mesmo ficando ao menos até o momento, sem um sigla que tenha ligação direta com o presidente Bolsonaro conforme ele desejava. No PL não foi possível a entrada nem dele, nem de sua esposa a deputada federal Soraya Manato. Nos últimos dias o PTB tem sido a alternativa, porém o partido está cada vez mais distante das propostas feitas inicialmente por seu então presidente Roberto Jeferson, e pode até ficar de fora da aliança nacional do apoio a Bolsonaro, isso seria um problemão para Manato que está vendo o tempo passar e não consegue montar seu clã aqui no ES. O PSL já escapou e foi parar nos braços de Casagrande. Manato jura ser de direita, mas já foi deputado pelo PDT de Ciro Gomes, e foi presidente do Solidariedade na época do governo Dilma ao lado de Paulinho da Força Sindical. Xiiii

 

Resposta

O Sindicato dos Servidores de Aracruz não concordou com a nota da coluna na semana passada, onde dissemos que não houve barulho como em outras épocas na defesa do abono para os servidores e professores, que em alguns municípios estão recebendo até R$ 37 mil, como no caso de Nova Venécia, e R$ 16 mil em Ibatiba por exemplo. Com isso, nos foi enviado uma nota que segue na íntegra:

O SISMA vem esclarecer que assim que tomou conhecimento da constitucionalidade da concessão do abono para a categoria do magistério utilizando recursos do FUNDEB, solicitou o benefício ao Prefeito através dos ofícios 163 e 181 e 196/21 com abaixo assinado com dezenas de assinaturas de professores da Rede Municipal requerendo a prestação da aplicação dos recursos do fundo nos anos de 2020 e 2021. Pelo oficio 183/21 fez o mesmo pedido ao Conselho do FUNDEB. Participou de uma reunião na Câmara promovida pela comissão de saúde meio ambiente e educação em 25/11/21 onde reivindicou apoio dos vereadores para reforçar o pedido ao prefeito. Participou de uma reunião no gabinete do prefeito no dia 30/11/2021 onde solicitou diretamente ao prefeito representado pelo seu vice que o abono fosse concedido. A Diretoria do SISMA vem lutando para garantir o direito de todos os servidores municipais, pois essa entidade não se cala e jamais se calará diante das demandas apresentadas”.

Em tempo, não dissemos que o sindicato nada fez, apenas que o barulho não foi como em outras épocas.

 

Tratamento

A vereadora Adriana Guimarães (Republicanos) divulgou em suas redes sociais seu afastamento das atividades para uma cirurgia e tratamento de um nódulo mamário. Segundo apuramos, a cirurgia foi um sucesso e agora a vereadora ficará em processo de recuperação. Desejamos melhoras e a breve volta as atividades.

 

Fim de ano

Não foi um ano fácil, pandemia, começo de legislaturas e gestões municipais, afinal nosso trabalho desperta dependendo do que escrevemos a cada dia paixão, ou desconforto. Mas são ossos do ofício, ser criticado ou atacado já se tornaram uma rotina na vida da imprensa. Embora isso não signifique que iremos tolerar desrespeito ou coisa parecida. Porém, o fato é que mais um ano, e agora já somamos 10 deles, pudemos dar luz a fatos, em especial regionais, mostrar detalhes que passariam despercebidos para a sociedade, esse é o nosso papel. Sendo assim, queremos agradecer a todos que contribuíram para chegarmos até aqui, mesmo os mais ácidos críticos, ou aquele leitor que nos envia uma mensagem pedindo sigilo, ou ainda a você que só lê e toma conhecimento dos fatos no silêncio de sua privacidade. Expomo-nos, vamos as fontes, questionamos, só queremos fazer nosso trabalho. Que 2022 seja um ano de boas notícias para nossa sociedade, e que o Natal seja abençoado para sua família.

É o que deseja esse humilde colunista!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.