A música é uma forma de expressão artística que pode ter um impacto profundo na vida das pessoas, tanto de forma positiva, como também negativa. Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, ela pode ter benefícios para a saúde mental e física, para o desenvolvimento cognitivo e para a conexão social.
Benefícios como, redução do estresse e ansiedade, sensação de calma e relaxamento, melhoria do sono e do humor, estimulação cerebral e até redução da dor, são algumas virtudes da música comprovadas cientificamente. Além dessas, a música é uma arte que pode ajudar no desenvolvimento cognitivo do sujeito, dado que, ela mexe com o desenvolvimento da memória, linguagem, criatividade e imaginação do ser humano.
Com relação a conexão social, a música pode ajudar a conectar pessoas a outra cultura. A exemplo disso, um dos melhores métodos para estudar inglês é através da audição e interpretação de músicas internacionais.
Não há como falar dos benefícios da música sem citar a música gospel, que, além do papel de adoração, muitas composições também exercem função de “libertação”, como citado inclusive na Bíblia (Samuel 16:14-23), quando Davi tocou sua harpa para expulsar espíritos imundos que atormentavam o rei Saul, e ele ficou liberto.
Do mesmo jeito que a música traz benefícios ao ser humano, quando repleta de apologias ilegais, promíscuas, ela também pode ser socialmente maléfica. Ou seja, ela tem poder para o bem e para o mal, dependendo do que se ouve. A exemplo disso, estão as músicas que explicitamente exaltam as drogas, ao crime, sexo ilícito etc.
Portanto, a música é uma forma de expressão artística que pode ter impacto profundo na vida das pessoas, oferecendo benefícios de diversas formas. Então, não espere por momentos felizes para tocar ou ouvir um bom som, em qualquer situação, ouça uma boa música e seja feliz e saudável.