Tuesday, 22 de July de 2025
27 99902-4179
Geral Cobrança

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Ales emite nota sobre caso do Bebê que morreu em Vila Velha

O bebê de 35 dias, chamado Miguel, morreu após passar por uma consulta de rotina na manhã desta segunda-feira, em uma clínica.

22/07/2025 09h55
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Presidente da Comissão da Criança da Assembleia, deputado Alcântaro Filho
Presidente da Comissão da Criança da Assembleia, deputado Alcântaro Filho

Mais um caso de morte de bebê em ambiente hospitalar chamou atenção dos capixabas nesta segunda-feira (21), o pequeno Miguel de apenas 35 dias foi levado por seus pais para uma consulta médica de rotina, e de acordo com seus pais não recebeu tratamento adequado e acabou morrendo.

O pai de Miguel,  Ronaldo dos Santos Costa disse que o médico que fazia o atendimento, após a criança ter evacuado, o pegou e seguiu até o banheiro, onde ligou a torneira e a colocou de cabeça para baixo para realizar a limpeza, por aproximadamente dois minutos. Com isso a criança que tinha acabado de mamar teria engasgado e o médico teria agido de forma fria e ignorou os sintomas apresentados pelo bebê, que veio a óbito na sequência.

O presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa, deputado Alcântaro Filho (Republicanos), emitiu uma nota sobre o caso, veja na íntegra.

NOTA À IMPRENSA

Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Nota de pesar e apuração – caso do bebê Miguel, falecido após consulta médica em Vila Velha

A Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo manifesta profundo pesar e indignação diante do falecimento do bebê Miguel, com apenas 35 dias de vida, ocorrido logo após uma consulta médica particular no município de Vila Velha.

A dor dessa perda — que atinge uma família de Aracruz, conhecida e querida por todos — gerou comoção e clamor por justiça. Esse sentimento é legítimo e será acompanhado pela ação firme e responsável desta Comissão.

Na condição de presidente, determinei o envio de ofícios ao Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) e ao Ministério Público Estadual (MPES), solicitando a apuração rigorosa da conduta médica envolvida, com abertura de procedimento disciplinar e, se cabível, investigação penal.

A morte de um bebê jamais pode ser tratada com indiferença. Onde houver omissão, negligência ou falha, deve haver responsabilização. O Espírito Santo precisa garantir que todas as crianças sejam tratadas com dignidade, urgência e segurança.

Que Deus conforte o coração dos pais e familiares do pequeno Miguel. E que a verdade e a justiça prevaleçam.

Deputado Estadual Alcântaro Filho

Presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente

Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES

Vitória/ES, 21 de julho de 2025

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.