Thursday, 17 de July de 2025
27 99902-4179
Geral Segurança

GAECO denuncia 12 por integrar facção criminosa e deflagra nova fase da Operação ‘Todo Mundo em Pânico’

A deflagração da segunda fase da operação teve como objetivo o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e de 5 mandados de busca e apreensão.

17/07/2025 09h02
Por: Redação O Diário Fonte: MPES
“Operação Todo Mundo em Pânico”.
“Operação Todo Mundo em Pânico”.

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-CENTRAL), ajuizou denúncia criminal em face de 12 pessoas envolvidas com a facção Primeiro Comando de Vitória (PCV), conforme demonstrado em provas obtidas no bojo da chamada “Operação Todo Mundo em Pânico”.

A investigação foi instaurada pelo GAECO para identificar as ações delituosas de integrantes da facção criminosa autointitulada Primeiro Comando de Vitória (PCV) que estão agindo de forma organizada e contínua, planejando e executando crimes, em especial o tráfico de entorpecentes na cidade de Serra/ES, bem como para colher provas das atividades criminosas de seus membros.

As medidas investigativas efetivadas culminaram na obtenção de provas de líderes criminosos presos que demandam ordens de dentro das unidades prisionais por meio de mensagens repassadas por familiares e advogados. As determinações são repassadas e cumpridas pelos integrantes em liberdade da organização criminosa, cada qual com sua função.

A denúncia foi recebida pela Justiça, que decretou a prisão preventiva de dez réus e proibiu o ingresso de um advogado e um familiar em unidades prisionais. Dentre os crimes imputados estão os de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os autos tramitam perante a 4ª Vara Criminal de Serra.

A deflagração da segunda fase da operação teve como objetivo o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e de 5 mandados de busca e apreensão em municípios de Serra, Belo Horizonte/MG, Nova Era/MG, Teixeira de Freitas/BA e Mucuri/BA, cujas diligências culminaram com a apreensão de R$ 24.750,00 (vinte e quatro mil, setecentos e cinquenta reais), em espécie, e uma balança de precisão.

Na data de ontem (16), com apoio de policiais militares da Assessoria Militar do Ministério Público/PMES, Ministérios Públicos dos Estados da Bahia (MPBA) e de Minas Gerais (MPMG), por meio dos seus Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, duas prisões foram efetivadas em Porto Seguro/BA.

Um dos presos foi denunciado por integrar a organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV), identificado como sendo um dos principais fornecedores de drogas e armamento em grandes quantidades para o grupo criminoso investigado, além de outros serviços relacionados ao tráfico, bem como por possuir vínculo com criminosos do Comando Vermelho – CV, facção sediada no Rio de Janeiro. O outro preso estava foragido do sistema prisional mineiro desde 2022.

Outros cinco mandados de prisão preventiva foram cumpridos nas unidades prisionais capixabas. Quatro pessoas denunciadas permanecem foragidas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.