A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) abriu licitação para contratar três empresas. As companhias terão que gerenciar a comunicação do governo Lula (PT).
O processo prevê investimento de R$ 98,3 milhões com contrato de 12 meses, podendo ser prorrogado.
A iniciativa substitui uma licitação de R$ 197,7 milhões que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu em junho de 2024 por identificar indícios de fraude, em função de suposto vazamento das propostas das licitantes. Em agosto, a licitação foi revogada.
Segundo o edital, as empresas contratadas serão responsáveis por prospecção, planejamento, desenvolvimento, implementação de soluções de comunicação digital; moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais, análise de sentimentos e o desenvolvimento de proposta de estratégia de comunicação nos canais digitais com base na inteligência dos dados colhidos; criação e execução técnica de projetos, ações ou produtos de comunicação digital; e
desenvolvimento e implementação de formas inovadoras de comunicação, destinadas a expandir os efeitos da ação de comunicação digital, em consonância com novas tecnologias.
Segundo o governo, “ao invés de focar exclusivamente em uma campanha ou em ações contra desinformação e fake news, esta licitação busca proativamente apresentar à população os benefícios concretos das políticas públicas, com uma linguagem acessível, envolvente, inspiradora e contínua”.
A proposta não é criar campanhas pontuais, mas “estabelecer um trabalho contínuo de produção de conteúdo e planejamento de comunicação” para os canais digitais do Planalto, com foco nas seguintes plataformas: Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai.
– A agência selecionada deverá propor uma estratégia criativa e eficaz de comunicação que possibilite o engajamento orgânico e a ampliação do alcance das mensagens institucionais do governo, considerando as especificidades de linguagem, formato e comportamento dos usuários em cada uma das redes sociais – diz o documento do governo.
O prazo para envio das propostas para a nova licitação começou nesta terça-feira (15) e vai até 2 de setembro. As informações são do Poder360.