Wednesday, 30 de April de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

Diversão brasileira

Com Rondilei Paixão

24/07/2023 10h05
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Diversão brasileira

Você já deve ter ouvido alguém dizer que “brasileiro se diverte com tudo ou qualquer coisa”, certo? E é verdade, pois, temos essa característica de nos divertir e com tudo que é colocado para nós.

Culturalmente dizendo, fazemos piadas de tudo, até de coisas sérias e relevantes, algo que popularmente é bem quisto. Até então, nada tão anormal, porém, quando passamos a dar mais importância à “zoação” do que o fator realidade imposta em cima do que se tornou a piada, o même, nos tornamos idiotilizados, visto que, o problema poderá estar nos prejudicando, e nós, por um ângulo humorístico, apenas rindo dele.

Um exemplo político é o Tiririca, que era o palhaço que começou a “cantar palhaçadas”, e com isso, caiu na graça do povo. Ficou famoso, conhecido e hoje é Deputado Federal pela quarta vez consecutiva. Então eu pergunto: em que Tiririca nos representa na Câmara Federal?

Com a mesma visão, vejo o mendigo Givaldo, famoso por uma cena de sexo ilícito ao ar livre, somada ao desenrolar da história. Virou memê e “astro” nacional na época. E o “cantor” Manoel Gomes, que tem sua fama baseada no seu jeito “engraçado” e desengonçado, já que musicalmente falando, não canta nada? Dessa forma, arrasta multidão de fãs, a ponto de cantores que estão em baixa, se aproveitarem de tal fato, convidando-o para parcerias em seus respectivos palcos, com o intuito de chamar público.

Lembro de algumas cenas do filme (baseado em fatos reais) Os dois filhos de Francisco, em que, Zezé de Camargo e Luciano, bem antes da fama, mesmos sendo excelentes no que faziam com a música, “ralavam” muito para chegarem ao posto em que chegaram. Atualmente, se alguém quiser status, dinheiro e fama, é só fazer/lançar qualquer coisa que tenha meia dúzia de besteiras que já é considerado excelente. Ah, e se tentar a sorte, também poderá chegar aonde o deputado Tiririca chegou, porque o brasileiro se diverte e também apoia.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
JacquelineHá 2 anos Guarabira paraiba Que matéria parabéns, infelizmente hoje qualquer piada vira fama. Esse tirica meu Deus
Davi Há 2 anos Serra ES Belo texto, concordo 100% o brasileiro leva tudo na brincadeira e não vê as consequências desses atos. Já dizia o mestre,"a sociedade Caminha a passos largos para o processo do emburrecimento coletivo"
Anselmo Há 2 anos Serra -ES É isso aí. A fama, a beleza, a etnia, tudo isso é justificativa pra eleger pessoas que quando estão de frente para o compromisso, não sabem o que fazer, ou literalmente falando fazem merda. E fazem merda numa posição de alta cúpula, de altas responsabilidades ou de extrema necessidade. E isso sem o nosso direito de reclamar. Votamos neles.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.