Thursday, 25 de April de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Brasil abrasileirado em suas variedades linguísticas

Com Rondilei Paixão

20/07/2022 11h34
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Brasil abrasileirado em suas variedades linguísticas

Ouvir alguém falar de forma diferente do que estamos acostumado a ouvir como "o correto", nem sempre significa que o enunciador - pessoa responsável pela fala, falou errado. O que acontece, é que estamos habituados à norma padronizada da língua portuguesa.

Sabemos que o Brasil, com sua gigantesca dimensão geográfica, é dividido por regiões. Em determinada localidade, uma mesma coisa pode ter nomenclatura diferente da/na outra, mas não significa que em uma das duas, o “nome dessa coisa” fora mencionada de maneira errada.

Por exemplo, chup chup, para nós capixabas, no Rio Grande do Norte e Distrito Federal é conhecido como dindim; já em diversos lugares da Bahia, a mesma guloseima é chamado de geladinho; no Rio de Janeiro, sacolé, enquanto, no Ceará, juju, dudu e brasinha.

Os sotaques que embelezam as falas dos moradores de cada região, fazem parte das riquezas culturais de cada local, porém, volta e meia, em tom de menosprezo, tornam-se até temas de chacota alheia por quem não conhece fluentemente a cultura, os hábitos de determinados lugares dentro do seu próprio país.

Ademais, cabe a cada sujeito, respeitar e valorizar a peculiaridade de cada região, cada estado, ciente de que nosso Brasil é um país diferente, abrasileirado por diversas variedades da nossa língua portuguesa.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Jacqueline Há 2 anos Guarabira Verdade cada um com sua cultura e sotaques diferentes e hábitos. Ameiii esse material parabéns Rondilei
Anselmo Há 2 anos Serra -ES Eita Brasilzão! Sotaques diferentes de norte sul. Claro! Origens e culturas diferentes. É isso que nos enriquece.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.