Friday, 26 de April de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Ciência e senso comum

Com Rondilei Paixão

06/07/2022 09h36
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Ciência e senso comum

A ciência, ao mesmo tempo em que está distante de concordâncias com o senso comum, está atrelada a ele por suas raízes de apropriação. Ambos são considerados saberes, mesmo que distantes, pois, enquanto a ciência espera comprovações, o senso comum está ligado a crenças, hábitos e até superstições populares.

Bem antes da ciência, o senso comum já existia. Com a chegada do saber científico, ele (senso comum) passou a perder credibilidade na sociedade, já que a ciência tornou-se dominante em praticamente todas as partes das sociedades, porém, se analisarmos ao pé da letra, não há como desconsiderar a efetividade do senso comum, como uma espécie de "gênesis" da ciência. Por exemplo, muito antes de a ciência existir, obviamente já existiam os partos, os medicamentos (plantas medicinais) entre outros conhecimentos que a ciência apenas aprimorou e se apropriou como a detentora.

Apesar disso, até hoje, ainda existem pessoas que usufruem do conhecimento popular, vivendo de forma até melhor do que certos indivíduos que aderem 100% do conhecimento científico, como por exemplo, na saúde – ao invés de usarem fármacos, aderem o uso de plantas medicinais e vivem bem mais saudáveis.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Jacqueline Há 2 anos Guarabira E verdade antigamente não existia medicamentos eles usavam planta. Tão interessante
Anselmo Há 2 anos Serra -ES Primeiro precisamos de uma definição para senso comum, por que existem vários significados para tal. Mas o conhecimento científico é um mal necessário, então, qualquer significado para senso comum é válido. O fato é que o resultado da mistura vai estar sempre presente na nossa evolução.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.