Sábado, 25 de Junho de 2022
27 99902-4179
Cultura Conversa

Modificação cultural

Com Rondilei Paixão

15/06/2022 09h08
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Modificação cultural

Como todos sabem, amanhã, 16, é dia de Corpus Christi, que além de feriado, é uma importante data da tradição cristã católica, que remete a lembrança do corpo de Cristo em Eucaristia, como o próprio nome sugere - Corpus Christi, original no latim, que traduzido é Corpo de Cristo.

Como a religião está ligada à cultura, a tradição ultrapassa a religiosidade dentro dos templos católicos, partindo com forte representatividade em forma de procissões pelas ruas e praças e culminando em belíssimas artes estampadas nos tapetes pintados e confeccionados artisticamente nas principais vias de algumas cidades.

Desvencilhando um pouco do Corpus Christi, algumas importantes datas, também carregadas de história, cultura e religiosidade, têm perdido vagarosamente sua tradição original, e até seu sentido literal, como se estivesse sofrendo algum tipo de aculturação. Por exemplo, durante o mês de dezembro de cada ano, vemos a diminuição do número de ruas e casas iluminadas e decoradas com apetrechos natalinos, enquanto, as ceias desse evento, para diversas famílias, já não tem o mesmo peso que antes.

Talvez, um dos fatores responsáveis por essas mudanças, passa pela desvalorização da nossa moeda, oriunda das constantes altas dos preços em geral, culminando no baixo poder aquisitivo da população, já que tudo exige gastos, porém, o maior agravo, passa pela mudança de comportamento das mais novas gerações, que se comportam, culturalmente, cada vez mais diferente em relação às mais antigas. Ou seja, o que “era” importante hábito tradicional há até 15, 20 anos, passa a ser vista pelos sujeitos da atualidade como algo arcaico, mudando e até abolindo certos costumes tradicionais que outrora cultivávamos com maior fidelidade a seu respectivo sentido.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.