Friday, 19 de April de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Nem tudo que reluz é ouro

Com Rondilei Paixão

09/02/2022 13h44
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Nem tudo que reluz é ouro

 

Há cinco anos, o estado do Espírito Santo sofria uma das piores crises em sua segurança pública, devido à paralisação da Polícia Militar (PM) capixaba, que reivindicava correções e melhorias salariais.

Com a PM fora das ruas em todo o território capixaba, o estado parecia “terra de ninguém”, deixando os moradores expostos, a mercê da bandidagem, obrigando lojas, empresas e outras instituições a fecharem as portas durante alguns dias desse período tenebroso.

Com isso, em diversos lugares do estado, vários grandes e pequenos pontos comerciais foram arrombados e saqueados, tanto por sujeitos que já eram conhecidos como bandidos, como também por outros, que até então, eram tidos como pessoas normais, trabalhadoras, pessoas de bem, que andavam dentro dos parâmetros da lei.

Eis o ponto de provocação da nossa conversa de hoje!

- Sujeitos trabalhadores como esses (de 2017), que na “ausência da lei” saquearam lojas e pintaram o sete, são de fato pessoas de bem, ou andam conforme a lei, apenas porque são freadas por ela?

Quem é do bem, incondicionalmente é do bem, não necessitando de órgãos corretivos, punitivos para que essas sigam uma reta constante. Por outro lado, infelizmente existem pessoas que teoricamente “são do bem”, apenas por medo de caírem nas garras da justiça e sofrerem punições pelos atos criminosos que causariam ao próximo. Isso não é conversa fiada, ficou nítido, muito exposto na paralisação da PM no Espírito Santo, em 2017. Como disse Augusto Branco, “nem tudo que reluz é ouro”, ou seja, nem todos que dizem ser do bem, de fato são.

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
SolangeHá 2 anos Minas GeraisNotícias e episódios difíceis. A ganância,a falta de empatia e principalmente o oportunismo fizeram o ter mais visibilidade que a idole correta.
IranilmaHá 2 anos Serra ESNa verdade, a lei é necessária, porém a que temos em nosso país precisa ser revista. Quem realmente precisa da lei para se fazer justiça, na maioria das veses não consegue. Acredito de uma pessoa de bem, também precisa da lei em algum momento.. Caráter é uma coisa que acredito que você tem ou não tem. Quando voce é uma pessoa do bem, jamais vai se deixar levar pelo momento. Ou você é correto ou não, independente das circunstâncias.
Simone ClaudeHá 2 anos Serra ESAcredito muito na importância dos bons exemplos para se tornar bom; na “educação de berço”; nos princípios que regem os bons costumes de uma sociedade, do respeito e da liberdade de cada um. Pitágoras já dizia: “educai as crianças e não será preciso punir os homens”. Bem antigo e está valendo até hoje!
AnselmoHá 2 anos Serra-ESMas é por isso que existe a lei, a cadeia e as multas. Os elementos que são pegos pela lei são os que não temem as leis do homem e nem a lei de Deus. Algumas pessoas quando tem a chance de burlar a lei, vêem isso como oportunidade e foi isso que aconteceu na paralização da PM citada acima. O interessante é que esse comportamento pode e deve educado no início da formação do caráter, ou seja quando criança, caso o contrário, não muda nunca mais...
MateusHá 2 anos Serra/ E.SComo diz o ditado: "Quer conhecer o homem? Dê poder a ele!". Educação vem de berço e n vem com essa de que a culpa é da sociedade. Vagabundo (lê-se bandido), é vagabundo pq escolhe ser, e como tal, tem que tomar peia até virar ser humano de verdade. Como bem disse o texto, muitas pessoas "de bem", "trabalhadoras" e "honestas", aproveitaram do momento pra mostrar o que realmente são por dentro: seres imundos que ñ sabem o significado de empatia e educação. E pra esse tipo, só porrete no lombo.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.