Wednesday, 24 de April de 2024
27 99902-4179
Política Bastidores

Confusão encerra sessão na Câmara de João Neiva

Com Hudinho Martins

09/02/2022 12h06 Atualizada há 2 anos
Por: Hudinho Martins Fonte: Diversas
Confusão encerra sessão na Câmara de João Neiva

Mais uma vez um princípio de tumulto aconteceu na Câmara de João Neiva e levou o presidente da Casa, vereador Glauder Tonon (Republicanos) a encerrar os trabalhos. Só o personagem que não muda, segundo apuramos, o vereador Lucas Recla (PSL) chegou atrasado a sessão ordinária e a ordem do dia já teria começado. De acordo com o regimento ao não se fazer presente no início da ordem do dia, o parlamentar ficaria impedido de votar nos demais projetos da pauta. Lucas não gostou e disse que o regimento o protege neste caso, diferente da versão do presidente. Em sua defesa o vereador disse que o presidente poderia relevar seu atraso. O fato é que era a primeira sessão após o recesso parlamentar. O clima para o vereador não é dos melhores por lá, há um processo de cassação da Câmara em aberto e suspenso por uma liminar judicial, e no próximo dia 21 será a audiência na Justiça Eleitoral que apura possível perda de mandato por candidaturas laranjas nas eleições de 2020 em João Neiva.

 

Arrumando encrenca em Aracruz

A atividade parlamentar de um vereador restringe-se ao território de seu município, mas por alguma razão Lucas Recla tentou dar carteirada na central de videomonitoramento na prefeitura de Aracruz, alegando o exercício da função, deu trabalho para que o parlamentar deixasse o local. Até a polícia chegou a ser acionada para que o jovem político compreendesse a situação. Menos né vereador!

 

Falando em encrenca...

A temperatura subiu na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz. De acordo com informações, a subsecretária Gilcinéia Ferreira estaria cometendo atos de insubordinação a sua superior a Secretária Dileuza Del Caro, isso incomodou muita gente na pasta e chegou na “família real”. Gilcinéia foi chamada para uns ajustes, descontente o clima pesou e o “casamento” com sua então amiga Dileuza Del Caro parece ter chegado ao fim, tanto que a subsecretária saiu em férias, mas já teria sentenciado que não volta a trabalhar com Dileuza, e que o prefeito deverá arrumar outro posto para a mesma. Será mesmo?  

 

E mais despesas

A prefeitura de Aracruz contratou sem licitação dois locais com decoração, painel de led, serviço de som, café da manhã, almoço e janta para oferecer aos quatrocentos convidados no SESC em Santa Cruz, para o 13º Encontro do Fórum Permanente dos Prefeitos da Bacia do Rio Doce nos dias 13 e 14 próximos. O valor é de R$122 mil e chama atenção porque estes encontros costumam ser em parceria com a Fundação Renova da Vale, ou seja, dinheiro não seria problema para a Renova bancar estes custos, certo?

 

Nem tudo é ruim

Se a crise se abate na PMA em diversas frentes, não se pode dizer a mesma coisa dos profissionais da Saúde. Mesmo com todas as dificuldades eles procuram fazer um bom trabalho, ao ser atendido no fim da semana passada na UPA Vila Rica em uma emergência pela madrugada, me deparei com guerreiros dispostos a darem o seu melhor. O trabalho e a liderança especialmente do Subsecretário de Saúde Clio Zanella Venturim e do Dr. Raul médico responsável técnico que fazem a gente acreditar que é possível dias melhores para a saúde da população. Com boa vontade dá! Meu muito obrigado a todos os médicos e a cada enfermeiro pela atenção dispensada como cidadão. E só para não deixar passar em branco, libere um cafezinho para turma, eles merecem prefeito.

 

“Guela abaixo”

O Governo do socialista Casagrande empurrou na população capixaba com auxílio de sua base na Assembleia Legislativa alguns aumentos no custo de vida da população. Não adiantou alguns deputados argumentarem o sofrimento vivido por algumas famílias que perderam suas rendas, a base governista chancelou a mando de Casagrande o aumento na passagem do Transcol, o reajuste no valor do IPVA, além do famigerado passaporte vacinal. E quanto ao povo...

 

Bom negócio

Mesmo sem assumir publicamente a cidade inteira só fala nisso, o prefeito de Ibiraçu Diego Krentz (PP), estaria se relacionando com a Secretária de Administração Carolina Araújo. É bom lembrar que Diego se separou recentemente da então primeira dama Gisele Crema com quem tem uma filha. Gisele enquanto sua esposa, foi nomeada como Secretária de Assistência Social. Parece que ganhar o coração do chefe do executivo ajuda a garantir um bom emprego na administração de Ibiraçu. Tem gente reclamando nas redes sociais um monte, mas o prefeito garante que tudo está dentro da legalidade.

 

De que lado afinal?

Bastidores da política dão conta de que o ex-deputado federal Manato (sem partido), estaria praticamente fechado com o PTB, já que no PL as portas ficaram mesmo fechadas. Mas a questão é, que Manato estaria tentando fazer palanque em Aracruz e já teria conversas adiantadas para levar para mesma sigla um candidato a federal e outro a estadual, tudo na ideia de fazer um palanque para regionalizar seu projeto. Mas a pergunta que fica é: Manato vai mesmo ter coragem de ir a Aracruz pregando ser de direita, sendo que a dois anos atrás estava pedindo voto para eleger Jones do Solidariedade de Paulinho da Força Sindical? Aliás ele foi quem trouxe o partido para o ES na época e foi presidente da sigla por algum tempo, antes ele era do PDT de Leonel Brizola. Sei não em.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.