Domingo, 16 de Janeiro de 2022
27 99902-4179
Política Bastidores

Ano Novo... Lá vem o aumento

Com Hudinho Martins

05/01/2022 10h32
Por: Hudinho Martins Fonte: Diversas
Ano Novo... Lá vem o aumento

 

As passagens dos ônibus que fazem a linha Aracruz X João Neiva já tiveram um reajuste e subiram para R$ 8.65. Ou seja, um trabalhador que precisa ir e vir durante vinte e dois dias úteis em média no mês vai gastar R$ 380,60, isso significa que um terço do seu salário mínimo ficará no caixa da Cordial, empresa que faz o trajeto. Também aumentou o valor da passagem para Ibiraçu. Já sobre as linhas dentro do Município de Aracruz, a prefeitura disse que ainda não há data prevista para o aumento chegar, mas segundo apuramos, o Contrat (Conselho Municipal de Transporte Coletivo) já autorizou um novo aumento nas passagens locais também, restando agora apenas a autorização do prefeito Dr. Coutinho (Cidadania) para o novo valor entrar em vigor. Vale lembrar que além da qualidade não ser das melhores neste serviço em Aracruz, a passagem já é uma das mais caras do Estado, outro detalhe, é que em maio passado já teve um aumento autorizado pelo prefeito que pegou a todos usuários de surpresa.  

 

Mas que ideia...

A SEMESP (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude) simplesmente desapareceu do mapa. O seu prédio que ficava no Centro de Aracruz ao lado do Teatro Municipal, foi cedido e vai abrigar a Associação Amigos da Justiça, para o implantação do Centro de Referência da Juventude. Segundo informe, até que seja alugado um novo local (eis a questão), os servidores foram realocados em outras duas secretarias. Ou seja, tira de um prédio próprio para alugar um privado, mas se era para alugar, porque não alugou para a nova acomodação sem retirar a SEMESP do local?

 

Cadê a estrutura básica?

Moradores e transeuntes estão reclamando que neste verão não foi disponibilizado na praia de Barra do Sahy em Aracruz banheiros químicos. Bom, se a desculpa for a de que o verão foi cancelado, é bom lembrar que apenas os festejos foram cancelados, mas como um bom lugar Barra do Sahy sempre irá receber um maior número de pessoas nos fins de semana de verão. Então a dica é, não tem festa oficial, mas tem turistas e amantes do litoral. O mau cheiro de urina em alguns pontos está bem ruim para a imagem do nosso famoso “Caribe Capixaba”. Ajudaí!!

 

Atuação mesmo no recesso

O vereador de João Neiva Celso Guzzo (PSD), tem atuado na fiscalização do município mesmo durante o período do recesso parlamentar. Essa semana ele esteve fazendo uma visita a Secretária de Cultura para ouvir dos servidores como andam os trabalhos e planos para este início de ano. Ele foi recebido pelo servidor Lucas Falcão.  

 

Alianças para 2022

Agora é pra valer, se ano passado as alianças eram ensaios para as eleições de outubro deste ano, agora os prazos começam a ficar mais limitados. Para filiação ou troca partidária, ou ainda desincompatibilização de cargos de chefia, o mês é abril. Este é o caso por exemplo do prefeito de Linhares Guerino Zanon (MDB), nos bastidores ele é pré-candidato e governo, porém oficialmente não fez nenhum movimento real para isso, deixar a prefeitura pode ser um sinal importante neste complicado tabuleiro. Por outro lado, Audifax Barcelos ex-prefeito da Serra também está na corrida, mas no caso dele o problema é o partido, na REDE as chances ficam mais embaraçosas, Audifax teria de se abrigar em uma outra sigla mais palatável, em especial depois dos movimentos feitos por sua líder mor Marina Silva em apoio a Lula, isso se quiser ser levado a sério nessa parada.

 

Cada vez mais esquerda

O PSB de Casagrande está cada vez mais perto do PT, está se alinhando para assinar de acordo com a nova legislação, a Federação Partidária. Fariam parte do bloco: PT, PSB, PCdoB e PV. A federação é uma nova formatação de aliança feita entre partidos que foi aprovada recentemente pelo Congresso. Diferente das coligações que eram feitas regionalmente, o detalhe que poderá pegar os desavisados de plantão, é que caso seja assinada ela tem que ser respeitada em todo país, ou seja, de cima pra baixo, não poderá um partido pertencente a federação se aliar no estado com outro por conveniência como era comum acontecer. Isso significa que Casagrande tem tudo para ser o nome a liderar o palanque para Lula aqui no ES em outubro, já o senador Fabiano Contarato que andou sonhando com isso ao se filiar ao PT, provavelmente será "sacrificado" no ninho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.