Wednesday, 09 de July de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

É golpe em cima de golpe

Com Rond Paixão

09/07/2025 09h38
Por: Redação O Diário Fonte: diversas
É golpe em cima de golpe

Muita gente tem recebido inúmeras ligações diárias de telefones com números de prefixos similares ao seu próprio contato, se passando falsamente por bancos e operadoras de cartões, com um único intuito: golpear quem está do outro lado da linha.

Isso não chega a ser novidade, dado que, golpistas são criminosos, e criminosos tem pavor a trabalho honesto, então, sobra-lhes tempo para arquitetar esses golpes. É bem como diz o ditado, “mente vazia é oficina do diabo”.

Para aplicação desses golpes, bandidos usam uma técnica chamada Spoofing de Número ou Spoofing Telefônico, que são softwares que simulam uma ligação local, com objetivo de aumentar as chances da pessoa atender, dado que, a mente humana “buga” devido à similaridade dos números iniciais com o seu. Apesar de ser uma prática ilegal, é difícil rastrear o número original, o que dificulta a responsabilização dos golpistas.

Em pleno século XXI, em que, criminosos cibernéticos estão cada vez mais ousados, há de convir que em casos de quaisquer dúvidas, é mais seguro a pessoa ir ao banco saber da idoneidade do eventual telefonema do que expor suas informações bancárias por telefone, ainda mais quando não se sabe quem estar do outro lado da linha.

Outra questão que deve ser levada em consideração, é que bancos não ligam para o cliente, para resolverem questões desse tipo.

Portanto, não caiam em golpes. Em caso de ligação suspeita, de preferência, não atenda e nem clique em nada, mas, se porventura, por algum engano atender e chegar a falar com o meliante, ofereça a ele/a um quintal para capinar, porque, como todo golpista é preguiçoso, certamente ele/a irá odiar sua proposta e desligará o telefone.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
EdleneHá 1 hora Bahia Todos os cuidados ainda são poucos ‘ eles são especialistas em dar tombos ‘ devemos checar a fundo pra não sermos as próximas vítimas ‘ em tudo eles sabem passar os outros para trás. Cadeia neles e jogar a chave fora.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.