Thursday, 25 de April de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Presente de grego

Com Rondilei Paixão

27/10/2021 08h31
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Presente de grego

O brasileiro parece já não se assustar com os constantes anúncios da Petrobrás, referentes aos reajustes do gás de cozinha e combustível, ao longo desses 10 meses de 2021. Na última segunda feira, 25, mais um presente de grego foi anunciado pela estatal, isto é, um novo reajuste no preço do combustível, o segundo esse mês.

A gasolina, por exemplo, apenas esse ano, já acumula 73% de aumento em seu preço, enquanto, o diesel, acumula uma alta superior a 65%.

A justificativa da Petrobras é que os constantes reajustes se devem ao alinhamento de preços com o mercado internacional. Dessa forma, levando as coisas “ao pé da letra”, para que as contas batam na calculadora e no orçamento do brasileiro, o maior problema passa a ser, nem tanto os frequentes aumentos dos preços desses produtos, e sim, a equivalência dos valores com o percentual do único reajuste anual do salário mínimo, que por sinal, é bem mínimo mesmo e desproporcional à veracidade e velocidade da inflação.

Como ainda faltam dois meses para o término do ano, não será surpresa nenhuma “ganharmos” outros presentinhos como esse, principalmente no mês de dezembro, nas imediações do Natal, já que Natal é época de distribuição de presentes.

O problema de tudo isso, é que até agora aceitamos todos esses reajustes passivamente, e com isso, estamos levando “chumbo grosso”, iguais aos troianos que aceitaram o Cavalo de Tróia como presente dos gregos e saíram derrotados daquela guerra.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Jacqueline Há 2 anos Guarabira Verdade infelizmente o povo brasileiro já se acomodou-se com esses aumentos. Estamos vivendo um tempo difícil de pandemia com esses aumentos absurdos esses de gas, alimentos, gasolina . Quem mas sofrem com isso são o povo carente
AnselmoHá 2 anos Serra - ESA verdade é que a nossa economia está ligada diretamente à política brasileira, e aí complica tudo porque nossos políticos são em sua maioria absoluta bandidos desqualificados para domínio da situação. No momento em que todos estão querendo soluções, eles estão alimentando a CPI da COVID com intenções eleitoreiras. O povo tem ciência dos problemas só não tem como agir a não ser indo às ruas protestar. O certo seria esse bando de incompetentes tomar vergonha na cara e fazer o seu papel.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.