Saturday, 20 de April de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Reclamação, mania ou razão?

Com Rondilei Paixão

25/08/2021 10h20
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Reclamação, mania ou razão?

O ser humano é carregado de manias, entre elas, a de reclamar coisas vãs, que não levam a nada.

No âmbito geral, há pessoas que reclamam da chuva, enquanto outros reclamam do sol; uns do calor e outros do frio; alguns reclamam do vento, enquanto outros reclamam da ausência dele, e assim por diante... Ou seja, até as coisas simples, propiciado naturalmente pela própria natureza, coisas que ninguém pode mudar, são alvos das reclamações humanas, demandada por suas manias.

Agravando a situação, aparecem os sujeitos que reclamam da corrupção política, porém, entre estes, muitos são os que, por exemplo, “furam” filas para levar vantagens, se achando “os espertos”, quando na verdade, são tão corruptos como os representantes políticos, os quais eles mesmos reclamam.

Isso não significa que devemos nos calar em tudo, e principalmente em coisas sérias, por exemplo, quando nos sentimos lesados em nossos direitos, pois há situações que devem e exigem de nós, que reclamemos. Reclamar, na verdade é um ato digno e até louvável quando há consistência na reclamação, isto é, quando algo aflige o direito do reclamante. Em simples palavras, quando o reclamante está com a razão. Caso contrário, fará jus ao pensamento do grande filósofo romano, Sêneca, que diz: Sem razão, o mar reclama novamente sobre a navegação.”  

Concluindo, deixar de reclamar sabiamente e com a razão, faz com que o sujeito seja “passado para trás”, mas reclamar coisas banais e/ou sem a razão, faz com que o sujeito se torne como o mar de Sêneca, que reclama continuamente dos barcos, mas de nada adianta, pois os barcos, sempre estarão por ele a navegar.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Ademar Pereira Há 3 anos Posto da Mata, Bahia Excelente artigo. Parabéns Rondilei Paixão!
Luciana Fátima RosaHá 3 anos SerraSem dúvidas, o ser humano reclama muito. Na maioria das vezes sem motivos ou por motivos banais.
AnselmoHá 3 anos Serra, ESIsso é um fato pois algumas pessoas reclamam soluções que deveriam na maioria das vezes ser tomadas por elas próprias. Problemas e empecilhos que necessitam o apoio de terceiros, é só pedir ou requerer aos canais competentes. Porém reclamar é mais fácil.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.