Thursday, 25 de April de 2024
27 99902-4179
Cultura Conversa

Verdadeiras vítimas da sociedade

Com Rondilei Paixão

14/07/2021 09h41
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Verdadeiras vítimas da sociedade

Falar de vítimas da sociedade, sempre dá “pano pra manga” por se tratar de um assunto em que opiniões se divergem. Por exemplo, segundo a ideia sugerida com a modernidade politicamente correta de ativistas ligados aos direitos humanos, um criminoso não comete um crime por ser mal, mas porque a sociedade é quem o leva a cometê-lo, por não oferecer-lhe outras oportunidades que o conduza a ser um cidadão de bem, como se fosse “apenas isso lhe restou”.

Respeito essa opinião, porém discordo. Refuto-a porque minha concepção é de que o ser humano é aquilo que ele quer ser, porém, limitado por seu ciclo social e econômico. Ou seja, não posso ser um médico, mas isso não significa que a única coisa que me resta é ser um criminoso para sobreviver. Isso depende da minha índole.

Conheço sujeitos que moram em periferias e favelas que são excelentes pessoas e profissionais, assim também como conheço indivíduos que moram em lugares nobres da sociedade, e que são bandidos, como por exemplo, certos políticos que temos no Brasil.

Nesse caso, sou daqueles que acreditam que as verdadeiras vítimas da sociedade são os animais errantes, ou seja, cães e gatos abandonados irresponsavelmente por seus donos. Esses sim, não pensam idealizando perspectivas para que possam pelo menos comer, beber e dormir, muito menos para seus futuros, pois são irracionais, diferentes do ser humano, que pensa um formato de vida, mesmo com suas limitações sociais.

Animais abandonados são indefesos, e empurrados por seus donos para fora de seus convívios, sentem falta de abrigo e carinho, fome, sede, frio e calor, e por não idealizarem como fazer para sobreviverem, vivem a própria sorte, perambulando e sofrendo maus tratos pelas ruas. Isso não se trata de “mi mi mi”, é fato opinativo dentro da ideologia de que o ser humano tem cabeça pensante e pode pensar para o bem e para o mal, já o animal, por sua irracionalidade, não.

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
CarlosHá 3 anos VILA VelhaNo mínimo um assunto para muita polemica, mas entendo que a falta de oportunidade não leva o cidadão ao crime, necessário superar estas dificuldades pensando num futuro coletivo, não se vira bandido porque a sociedade quis, existem grandes movimento de inclusão social que é uma oportunidade para surgirem os talentos individuais ou em grupo. Animais errantes, necessário um trabalho forte do setor público e da sociedade para solucionar o problema. Parabéns pelo assunto Rondilei.
MateusHá 3 anos Serra/ESSou preto. Nascido e criado na periferia. Venho de familia pobre. Podia ter escolhido seguir o caminho errado? Sim. Tive anigos que optaram por essa opção e ja se foram. Eu, preferi seguir o caminho do bem e to vivo até hoje, graças a Deus. Vítimas da sociedade, são os pais e maes de familia que saem de madrugada pra conquistar o pão e são atacados por esse bando. Bando esse que, às vezes, acontece um "acidente de trabalho", tomam na jaca e eu fico feliz por demais
Euzebio SilvaHá 3 anos Belford Roxo - RJConcordo Plenamente! Moro em comunidade. Não sou engenheiro, mas tenho meu emprego e não busco obter nada de forma ilícita.
AnselmoHá 3 anos ESNão existe uma definição taxativa para vítima da sociedade. Temos diversos tipos de sociedades, então quem não for atendido de acordo com o protocolo é vítima? Cada caso é um caso,se eu quiser vencer devo empunhar a espada e ir a luta. A sociedade vai me apoiar conforme eu for útil pra ela, caso o contrário ela simplesmente vira as costas, lembrando que vencer na vida não significa ficar rico.
Jacqueline Há 3 anos Guarabira E verdade cada um escolhe seu futuro seja ele de bom ou ruim a escolha somos nós que fazemos. Parabéns pela matéria Só li verdades que muitos não enxergam.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.