Na manhã desta quinta feira foi aprovado o projeto de lei que vai permitir a entrada da empresa estatal CESAN ao município de Aracruz, o objetivo é que a empresa atenda a demanda da orla da cidade, uma vez que o SAAE não consegue com sua estrutura, atender com eficiência toda a extensão praiana de Aracruz.
São diversas reclamações ao longo dos anos de moradores da região, água de baixa qualidade e falta d’água constante, são apenas algumas das reclamações mais comuns.
Agora com a nova medida adotada pelo executivo municipal, e aprovada com ampla maioria em sessão extraordinária por 16 votos a 1, em seis anos toda a orla de Aracruz terá água e esgoto tratados pela CESAN. Todas as comunidades estarão contempladas no projeto, desde a Praia Formosa conhecida como Rio preto, até Vila do Riacho inclusive as Aldeias do município destacou a reportagem o Vereador Romildo Broetto(PV).
Inicialmente numa longa luta dos moradores de Rio Preto a CESAN passou a fornecer água tratada nas torneiras dos habitantes daquela localidade, que aguardavam esse momento a mais de 40 anos. O vereador Romildo Broetto, conseguiu através do apoio do deputado Erick Musso convencer o estado assumir aquela região que até então não era assistida nem pelo SAAE e nem pela empresa do governo CESAN, gerando muito transtorno para a população.
Agora a CESAN receberá a incumbência de fornecer água de qualidade para todos os habitantes da orla de Aracruz. Quando foi apresentado o projeto previa que a empresa estatal teria tempo de 30 anos para concluir 100% da demanda da região. Porém, os vereadores ao longo da tramitação do projeto na câmara, conseguiram em conversas com a comunidade, empresa e prefeitura, diminuir esse prazo para seis anos.
Foram feitas diversas reuniões e uma audiência pública para tratar com a população sobre o tema. A princípio em Coqueiral, mas a Comissão de Justiça na pessoa do vereador Marcelo Nena atendendo ao pedido do vereador Romildo Broetto, levou as comunidades de Barra do Sahy e Santa Cruz outras duas reuniões para ouvir as lideranças regionais.
Durante a sessão vereadores se posicionaram contra e a favor do projeto
Fábio Neto(PCdoB) o projeto não é muito claro e por isso foi o único que não votou favorável.
Alexandre Manhães (MDB) lembrou que está em jogo além da qualidade da água que as pessoas irão beber, o tratamento do esgoto, evitando a contaminação e poluição dos Rios e Praias de Aracruz.
Alcântaro Filho (Sem partido) disse que neste momento é preciso levar em conta o bem estar da população e que os vereadores tem a obrigação de fiscalizar a execução e entrega de cada item do contrato do convênio com a CESAN.
Outros vereadores também defenderam a aprovação do convênio entre a CESAN e o Município de Aracruz.