Terça, 26 de Outubro de 2021
27 99902-4179
Geral Vergonha

Descaso na segurança do ES transforma pátio da Prefeitura de Aracruz em “Cemitério de veículos”

Carros foram retirados da rua em 2016 para passagem da tocha olímpica e nunca mais saíram de lá, pelo contrário chegaram mais.

21/09/2021 10h32 Atualizada há 1 mês
Por: Redação O Diário
Veículos no pátio improvisado dentro da prefeitura.
Veículos no pátio improvisado dentro da prefeitura.

Um improviso adotado como estratégia para deixar a aparência da cidade mais limpa durante a passagem da “tocha olímpica” em Aracruz para as olimpíadas de 2016 no Rio, acabou se tornando um verdadeiro problema para a cidade.

Carros apreendidos em operações policias ou com pendências judiciais na Polícia Civil do Estado, em um acordo com a Prefeitura a época, foram transferidos e guardados em um local dentro da área da onde fica a sede da Prefeitura.

O problema é que o pátio improvisado se tornou um “cemitério” de veículos, os carros e motos foram esquecidos no local, há denúncias de roubo de peças, desmanche, e até desaparecimento de veículos, além de propícios a foco de dengue, muitos já se tornaram sucatas e não servem para mais nada a não ser o destino final da reciclagem de aço.

Ao receber a denúncia do total abandono dos veículos no local, buscamos respostas dos envolvidos.

A Polícia Militar

O 5º Batalhão da Polícia Militar ao ser questionado sobre a eventual participação no caso em levar veículo para o local, primeiro informou que não há veículos que tenham sido encaminhados pela PM, porém ao ser questionado por haver ainda vários veículos no pátio do 5º Batalhão, nos disse que estes veículos, permanecem à disposição da justiça. São sucatas de veículos apreendidos, que eram recolhidos ao pátio do 5º BPM até aproximadamente o ano de 2006. Desde então, os veículos apreendidos por restrições administrativas de trânsito passaram a ser removidos para pátios credenciados pelo DETRAN e os veículos apreendidos envolvidos em crimes, bem como os recuperados por furto ou roubo, passaram a ser encaminhados à 13ª Delegacia Regional de Aracruz.

A Prefeitura

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Administração (Semad), informou que não mais está recebendo esses carros que eram encaminhados sob responsabilidade da PC/ES, e que os que ainda se encontram nas dependências da prefeitura estão sendo retirados de acordo com decisões judiciais. Com relação ao furto de peças, este ocorreu por meio de uma área de acesso do bairro Morobá, que já foi fechada. A PMA só cedeu o espaço para guarda dos veículos e encaminhará oficio ao Estado solicitando a retirada dos demais.

A Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional (DR) de Aracruz, informou que está ciente da demanda, tanto que determinou, há alguns meses, que a Prefeitura Municipal de Aracruz limpasse o terreno para que a DR de Aracruz conseguisse catalogar os veículos e seus estados, sendo, na maioria, sucata.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Aracruz mapearam 71 veículos, que estão no processo para serem encaminhados ao pátio cadastrado do Detran.

Entretanto, vale destacar que os veículos fazem parte de Inquéritos Policiais (IP), que estão em andamento. Após instaurada a ação penal, cabe à Justiça determinar o destino do bem apreendido.

Segundo a PC/ES todas as providências, já estão sendo tomadas para a resolução da questão o mais breve possível.

Agora é aguardar para que de fato as medidas possam ser tomadas para o desfecho deste, que se tornou um problemão para a cidade de Aracruz, por puro descaso das autoridades responsáveis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.