Domingo, 22 de Maio de 2022
27 99902-4179
Cultura Conversa

Porque o dia da morte de Tiradentes é feriado nacional?

Com Rondilei Paixão

20/04/2022 08h39
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Porque o dia da morte de Tiradentes é feriado nacional?

Amanhã, dia 21, completam-se 230 anos da morte de Tiradentes. Mas afinal, quem foi Tiradentes para ter a data de sua morte lembrada relevantemente como feriado em todo o território nacional?

O também militar, José Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes por exercer a atividade de dentista amador, foi um herói da Inconfidência Mineira, que lutou contra os domínios da Coroa Portuguesa, que explorava os impostos dos recursos gerados em Minas Gerais, principalmente o ouro, enviando-os para Portugal.

Tiradentes não se conformava com tamanha exploração que os portugueses imprimiam sobre as riquezas mineiras na época, então, junto com outros nomes, rebelou-se contra o então governo, Visconde de Barbacena, arquitetando inclusive, planos para tirá-lo do poder. Traído e delatado pelo próprio “amigo”, José Silvério, que ajudara a planejar o esboço contra Barbacena, Tiradentes foi descoberto, e sendo militar, foi considerado traidor de sua lealdade ao governo, sendo preso, enforcado, decapitado e esquartejado, tendo seus membros espalhados pelas principais vias públicas do estado de Minas Gerais, e sua cabeça fincada na praça.

30 anos depois, em 1822, acontecia a Independência do Brasil, e após esse evento “libertador”, a data da morte de Tiradentes, 21 de abril, passou a ser considerada uma data importante pelo fato de sua luta contra o domínio explorador de Portugal, não apenas para os mineiros, mas relativamente para todos os brasileiros.

6 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.