Sexta, 19 de Agosto de 2022
27 99902-4179
Geral Saúde

Cuidados com Aedes aegypti devem ser redobrados no Verão

Estar atento nesta época do ano também é importante, por causa do período prolongado de férias da população.

15/01/2022 09h05
Por: Redação O Diário Fonte: Secom
Os cuidados com o Aedes aegypti devem ser redobrados durante o Verão.
Os cuidados com o Aedes aegypti devem ser redobrados durante o Verão.

Os cuidados com o Aedes aegypti devem ser redobrados durante o Verão. Esse período tem em comum uma ocorrência de chuvas de curta duração e de forte intensidade, que, com a combinação de altas temperaturas, ajuda no aumento dos criadouros do mosquito.

Estar atento nesta época do ano também é importante, por causa do período prolongado de férias da população. Para aqueles que vão viajar, é preciso realizar um checklist para evitar o acúmulo de água parada nas residências e quintais.

De acordo com a enfermeira do Programa de Educação em Saúde Ambiental do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (GEVS), Mayra Rodrigues, existem medidas simples que podem ser feitas nas casas pelos moradores para eliminar os focos de água parada e que são eficazes, contribuindo de forma decisiva para combater o mosquito.

“É indispensável todos os cuidados em todas as épocas. Atitudes de rotina, como retirar o acumulo de água de resíduos no quintal, lavar bem as vasilhas dos animais e tirar a água dos pratos de plantas, mantendo-os limpos, contribuem para o combate ao mosquito”, frisou Mayra Rodrigues.  

 

Espírito Santo registra mais de dez casos de chikungunya em 2022

O Espírito Santo registrou, nesta primeira semana epidemiológica de 2022, 13 casos de chikungunya. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nessa quinta-feira (13). 

O boletim informa ainda a incidência de dengue e zika. Foram confirmados 92 casos de dengue e oito casos de zika, no mesmo período.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.