Após a repercussão negativa em torno da proposta de concessão de um auxílio-alimentação de R$ 1 mil aos vereadores de Ibiraçu, o vereador Vertinho Tonon (PRD), que se posicionou contra o benefício desde o início, reforçou seu compromisso com a população em entrevista a O Diário.
A proposta, aprovada por cinco vereadores, foi posteriormente anulada em decisão conjunta entre o presidente da Câmara, Breno do Salão (Podemos), e o prefeito Duda Zanotti (Podemos). A revogação ocorreu antes mesmo do envio do projeto para sanção do Executivo.
Contrário ao benefício desde as primeiras discussões, Vertinho afirmou que, mesmo vencido nas votações iniciais, havia decidido doar integralmente o valor para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade no município. Com a revogação da proposta, o auxílio não será mais concedido a nenhum parlamentar.
"Eu fui eleito para representar a população que acorda cedo e luta todos os dias para garantir o básico. Está tudo muito caro, e não seria justo que nós, vereadores, que já temos uma boa remuneração, recebêssemos mais esse benefício. Tem muita gente que precisa muito mais, e é por essas pessoas que estou aqui. Quero colocar meu mandato à disposição", declarou Vertinho.
Questionado sobre a ideia de doar o valor, caso o projeto fosse aprovado, o vereador explicou:
"Foi a forma que encontrei de agir com justiça e não me beneficiar pessoalmente. Iria reverter o valor recebido em apoio direto à população, por meio de instituições que realizam um trabalho sério com os mais necessitados."
Para Vertinho, a decisão do presidente da Câmara e do prefeito de revogar o auxílio foi acertada:
"Houve esse pequeno equívoco, mas prevaleceu o bom senso. No final das contas, todos fizeram o que era certo para Ibiraçu. Os vereadores estão aqui para contribuir com o desenvolvimento da cidade."