Políticas públicas, desenvolvimento sustentável e integração entre os municípios foram temas de mais uma edição do MPES Conecta, realizada nesta terça-feira (27). Promovido pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o evento aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de Aracruz e reuniu membros, servidores e colaboradores da instituição, além de prefeitos eleitos e reeleitos, gestores municipais e parceiros estratégicos.
A abertura do encontro foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, que reforçou o compromisso do Ministério Público com uma gestão pública transparente e participativa, que priorize os diretos da sociedade capixaba. A área de interesse abrangeu os municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva.
“A população de Aracruz e região tem o Ministério Público como referência. Há uma necessidade de promovermos um trabalho que esteja à disposição do povo. E o evento tem também a missão de nos conectarmos internamente, reforçarmos nossas atividades e estarmos mais fortes. Precisamos ter uma dimensão humana da nossa missão”, pontuou Berdeal.
Também participaram da mesa de honra as Subprocuradoras-Gerais de Justiça Elda Spedo (Administrativa) e Andréa Maria da Silva Rocha (Judicial), o Corregedor-Geral do MPES, Gustavo Modenesi Martins da Cunha, a Subouvidora e Ouvidora das Mulheres do MPES, Carla Viana Cola, e a Promotora Chefe de Justiça de Aracruz, Renata Soares Walder de Mello.
Integração com os municípios
Em sequência, na parte da tarde, o MPES Conecta reuniu prefeitos, secretários e demais gestores municipais para dialogar sobre desafios e oportunidades para a gestão pública local, pontuando a contribuição da instituição em diversos campo de atuação.
“Nossa função, neste contato com a sociedade e instituições, é ajudar a verificar as principais demandas da população e como podemos direcionar esforços para melhorar a região. Como o MPES pode apoiar os municípios em projetos de interesse público? Esse é o nosso objetivo”, afirmou Berdeal.
Estiveram presentes os Prefeitos de Ibiraçu, Eduardo Marozzi Zanotti; de João Neiva, Paulo Sérgio de Nardi; e de Mucurici, Adilson Gonçalves Ferreira, dentre outros.
Também compareceram o Defensor Público-Geral, Vinícius Chaves de Araújo, o deputado estadual Alcântaro Filho, representantes das câmaras, poderes municipais, forças de segurança, sociedade civil, dentre outros.
Dirigentes e coordenadores de unidades estratégicas do MPES compartilharam um pouco da atuação direcionada do órgão em diferentes frentes, como Economia, Educação, Saúde e Segurança Pública, entre outros.