Após uma enorme repercussão e indignação dos pais de alunos das Escolas EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes e EMEF Placidino Passos, e muito barulho feito pelos representantes de pais e alunos, a Secretaria de Educação recuou do plano de remanejar alunos do 6º ao 9º ano para escolas fora da localidade.
De acordo com o plano da Secretaria de Educação, a Escola Zilca Nunes e Placidino Passos participariam do remanejamento com o objetivo de otimizar e atender novos núcleos populacionais de Aracruz.
Porém, os pais de alunos não concordaram com a ideia de ter seus filhos estudando fora de suas comunidades, a grande preocupação era com o deslocamento das crianças até o novo local para o aprendizado educacional.
Após se manifestarem na sessão da Câmara nesta segunda 22, moradores tiveram a solicitação intermediada pelo legislativo, por telefone e ao vivo, a secretária de educação Jenilza Spinassé informou em meio um tumulto momentâneo, que atendendo ao pedido da comunidade, que foi votado entre os pais, o plano seria revisto e não implementado para o ano letivo de 2022, ou seja, mantendo exatamente como está.
E um momento os pais se aglomeraram em frente ao plenário para pressionar os vereadores.