Quarta, 08 de Dezembro de 2021
27 99902-4179
Geral Saúde

Mosquito da dengue também causa a chinkungunya, saiba como evitá-la

É preciso cuidados básicos para evitar a proliferação dos mosquitos.

19/11/2021 08h36
Por: Redação O Diário Fonte: PMJN
Limpar os vasos que acumulam água é um dos cuidados.
Limpar os vasos que acumulam água é um dos cuidados.

Você sabia que além da dengue, o mosquito aedes aegypit pode transmitir o vírus que causa a chinkungunya nos seres humanos?

Os principais sintomas da chikungunya são: febre e graves dores nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, náusea, fadiga e erupção cutânea.

A dor nas articulações é, por vezes, debilitante e pode ter duração variada. Felizmente, a maioria dos pacientes se recupera completamente, mas, em alguns casos, a dor nas articulações pode persistir por diversos meses, ou até mesmo anos.

A prevenção para evitar a chinkungunya é a mesma da dengue: não deixar o mosquito aedes aegypit nascer. Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. Tampe bem a caixa d’água; não acumular água em vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas desse tipo.

“Ainda não há vacina comercial disponível nem medicamento para combater o vírus, somente medidas para aliviar os sintomas, por isso a prevenção é fundamental para evitar uma epidemia da doença”, avaliou o assessor de Vigilância em Saúde Antonio Firme.

 

Novembro Azul: saiba como detectar os sintomas do câncer de próstata

Apesar de ser uma doença assintomática no início, é possível perceber algumas alterações que podem ser evidência de um câncer de próstata. Saber esses sinais pode salvar a vida do homem.

Então, fique atento: Se você sente dor óssea na região pélvica, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou sêmen, não perca tempo, procure um médico e relate os sintomas.

“Quando o câncer apresenta sintomas, isso quer dizer que ele já está em uma fase avançada e isso não é bom. As chances de cura diminuem e o tratamento é sempre mais doloroso e invasivo”, destaca a coordenadora de Estratégia da Saúde Fátima Jesus.

Por isso, a única forma de diagnosticar o câncer de próstata em sua fase inicial é fazer o exame de toque e o exame de sangue PSA. Com o tumor ainda pequeno é possível ter uma recuperação rápida e sem maiores complicações.

O Novembro Azul marca o período de um mês de alerta à população masculina para que siga os cuidados com a saúde. Ir ao médico e fazer os exames necessários é também um direito do homem. Vença o preconceito e se cuide, porque homem que é homem também se cuida!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.